12 de abr. de 2007

uma mente sem lembranças

E se fosse mesmo possível apagar alguém da nossa memória?
Simplesmente escolher uma pessoa e puff…delete.
Não quero discutir aqui sobre o processo que tornaria isso viável,
quero sim ir direto para a segunda pergunta: quem você apagaria?
Uma ex-mulher que até hoje lhe faz sofrer.
Um namorado do passado que nunca saiu da sua cabeça.
Um cachorrinho de estimação que partiu dessa pra melhor.
Bom, gente pra apagar não faltaria. Imagina então como a vida ficaria mais fácil. Você acabava um relacionamento de dez anos e no dia seguinte nem lembraria da outra pessoa.
Psicólogos e escritores de auto-ajuda estariam falidos.
Mas eu fico aqui pensando.
Seria suficiente apagar a pessoa ou teríamos que apagar tudo que de alguma forma lembrasse ela?
A música do primeiro beijo. O bar do último encontro.
O crepe de rúcula e tomate seco que vocês sempre comiam juntos.
Falando sério, imagina a bagunça que ia virar se essa moda pegasse mesmo. Iam ter ex-namorados se cruzando na rua sem se reconhecer.
Maridos dando em cimas de suas próprias ex-mulheres.
Vou ainda mais longe.
Eu poderia apagar uma menina ontem e me apaixonar por ela hoje.
Bastava para isso ver aquele jeitinho dela arrebitar o nariz.
Sim, porque eu posso ter me esquecido dela, mas continuo me apaixonando por meninas que arrebitam o nariz.
Entende o que eu quero dizer?
Sem falar nas chantagens que começariam a surgir:
“Querido, vamos passar as férias na casa da mamãe senão eu te apago”, “Renata, traz logo essa cerveja antes que eu te delete”.
Concluindo toda essa história, eu queria só dar uma opinião pessoal.
Sei que a possibilidade de apagar certas pessoas é realmente tentadora.
Aposto até que você já cogitou alguns nomes aí na sua cabecinha.
Mas, de verdade, acho que no final de tudo isso seria uma coisa ruim.
Sabe aquele negócio de aprender com os erros? Então, esse é o grande lance.
Se a gente apaga alguém que nos faz mal de alguma forma,
estaríamos sempre condenados a cometer os mesmos erros. Depois e depois e depois. Tem mais. Se Romeu tivesse apagado Julieta, será que ele teria sido feliz com outra mulher?